“Não aprenda com quem sabe, aprenda COM QUEM ESTA FAZENDO. Pessoas que irão te ajudar a ir para o outro nível ENSINAM O QUE FAZEM e não o que sabem”.
Recentemente, tive a oportunidade de reencontrar um amigo de longa data em um jogo de futebol. Depois de uma tarde repleta de risadas e memórias compartilhadas, ele me convidou para participar de um grupo de WhatsApp com vários amigos de infância.
“Saiba como escolher as pessoas certas para se cercar e elevar sua média de sucesso”
Jacson Ferraz Ozorio
No primeiro dia, fiquei surpreso com os assuntos que permeavam o grupo: memes engraçados, mas também reclamações sobre política, compartilhamentos de tragédias e até mesmo dicas sobre como obter créditos gratuitos para celular. Logo percebi que muitas dessas conversas não refletiam meus interesses nem minha visão de mundo.
Isso me fez refletir sobre a importância das companhias que escolhemos. As pessoas com quem passamos mais tempo e compartilhamos experiências acabam exercendo uma influência significativa sobre nosso modo de pensar, mesmo que de maneira subconsciente.
Existe um ditado que diz: “Você é a média das cinco pessoas que mais convive”. No entanto, essa afirmação não deve ser interpretada como se devêssemos buscar amizades baseadas em interesses financeiros.
Na verdade, ela se baseia na ideia de que nossas decisões moldam nosso patrimônio líquido, nossa saúde e a qualidade dos relacionamentos que cultivamos. A forma como pensamos influencia diretamente esses aspectos, independentemente da situação financeira das pessoas ao nosso redor.
É fundamental analisar as cinco pessoas mais presentes em nossa vida no momento. Pode ser nosso cônjuge, parentes, sócios, colegas de trabalho ou faculdade, vizinhos ou até mesmo integrantes de grupos de WhatsApp.
Se você quiser ter uma vida próspera e bem sucedida, deve frequentemente fazer a si mesmo estas perguntas:
Com quem estou passando a maior parte do meu tempo?
O que estas pessoas estão fazendo comigo?
Para onde elas estão me levando?
O que elas me fazem ler?
O que elas me fazem pensar e falar?
E o mais importante, no que elas estão me tornando?
Essas pessoas estão alinhadas com nossos objetivos de vida?
Eram as mesmas pessoas que conhecíamos há cinco anos?
Se sim, para onde essa trajetória nos levará nos próximos cinco anos?
Estamos no mesmo caminho ou rumo ao mesmo destino desejado?
Gostaria de compartilhar três estratégias que me ajudaram muito a elevar a média das pessoas com as quais convivo.
Talvez essas dicas sejam úteis para você também:
Comece pelo conteúdo que consome:
As amizades são frequentemente baseadas em interesses em comum, como música, esportes, religião, escola ou visão política. Ao expandir seu repertório de conhecimentos, você terá mais afinidades com pessoas diferentes.
Ler livros sobre mentalidade de sucesso, assistir a documentários sobre pessoas que impactam o mundo e mergulhar em histórias de empreendedores visionários pode ser um excelente começo.
Lembre-se de que uma mente expandida nunca retorna ao seu tamanho original, portanto, amplie suas perspectivas e encontre pontos de interesse compatíveis com pessoas que compartilham sua visão de sucesso.
Aproveite a tecnologia:
Antigamente, viajar meses para estudar em uma boa faculdade era uma necessidade. Hoje, você tem acesso a inúmeras fontes de conhecimento transformador sem sair de casa.
A internet coloca à sua disposição conteúdos e pessoas de qualquer lugar do mundo, interessadas nos mesmos assuntos que você.
Participe de grupos de discussão nas redes sociais , acompanhe páginas e canais inspiradores no YouTube, leia blogs relevantes e contribua com seus comentários, agregando valor às discussões.
Permita que a tecnologia aproxime você das cinco pessoas que irão ajudá-lo a enxergar o mundo da maneira como deseja.
Leia +🚀 A Revolução da Segurança Eletrônica: Como a N1 Sistemas ERP Está Transformando o Setor 🌟
Não perca a oportunidade de conhecer pessoas inspiradoras:
Eventos ao vivo são excelentes locais para encontrar pessoas de alta qualidade. Aqueles que dedicam tempo e esforço para viajar e participar de um evento focado em um tema específico são, geralmente, pessoas motivadas e engajadas.
Nestas ocasiões, você tem a chance de conhecer diversas pessoas que estão na mesma jornada que você. Compartilhe dificuldades, ferramentas e histórias inspiradoras.
Em um desses eventos, fiz um contato que, em apenas poucas semanas após , me trouxe um faturamento bem expressivo e que se transformou em um grande amigo e novos negócios surgiram a partir disso.
Essa mesma oportunidade também pode ser sua, mas é necessário que você promova mudanças internas para enxergar mudanças externas. Lembre-se de que seus amigos refletirão sua própria transformação.
Um exemplo notável é o encontro anual realizado entre dois dos empresários mais ricos e bem-sucedidos do mundo: Bill Gates e Warren Buffett. Durante esse dia, eles discutem assuntos cotidianos, ideias de negócios e compartilham experiências vividas ao longo do ano. Esse evento é seguido por uma reunião anual com acionistas e investidores. Se essa prática funciona para duas das pessoas mais ricas e influentes do mundo, também pode funcionar para você.
Leia + 🚀 A Revolução da Segurança Eletrônica: Como a N1 Sistemas ERP Está Transformando o Setor 🌟
Não perca a oportunidade de evoluir e estar rodeado de pessoas que possuam uma mentalidade alinhada aos seus objetivos. Assine nossa newsletter ” #N1Talks – Gestão Empresarial, Inovação & Tecnologia” para receber conteúdos exclusivos, dicas práticas e insights valiosos sobre gestão, inovação e tecnologia. Esteja à frente da concorrência, domine as últimas tendências, inspire-se com cases de sucesso e faça networking com outros profissionais do mercado.
Uma resposta em ““A importância de escolher bem suas companhias: a média das pessoas com quem você anda 👥📈 influencia diretamente seu sucesso.”⠀”
Excelente matéria. O conhecimento é poder.